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SPACI

Uma nova marca para abrir muitas portas 

A Designorama foi escolhida para criar o nome e a identidade visual de um novo escritório de arquitetura. 

 

Especializado em projetos de perfil técnico, que exigem conhecimento aprofundado de normas e legislações, o escritório teria como foco os segmentos hospitalar, químico e alimentício. Porém, apesar do especializado em tais mercados, o escritório não gostaria de fechar suas portas para outros perfis de clientes, tais como residenciais e comerciais. 

 

Portanto, era essencial expressar especialização sem denotar exclusividade ou uma abordagem demasiadamente fria e racional. Até porque, mesmo em projetos voltados a segmentos técnicos, a criatividade é ferramenta inerente à arquitetura. 

 

Para remeter à amplitude de segmentos atendidos pelo escritório, buscamos no idioma universal - o Esperanto - a inspiração para a criação do nome: Spaci Arquitetura. 

Sonoro, marcante e de fácil entendimento, o termo Spaci também reforça a consistência da marca devido à sua pertinência e simplicidade, uma vez que remete de forma direta à atividade central da arquitetura: projetar e modificar espaços. 

 

A letra A do nome foi substituída por um símbolo que remete àquele utilizado em projetos arquitetônicos, especificamente em plantas baixas, para representar o mais conhecido modelo de portas. Assim, o logotipo reforça também visualmente (e não apenas pelo seu nome) o segmento de atuação da empresa e endossa o perfil técnico da marca. Por outro lado, por ser amplamente utilizado, o símbolo é facilmente compreendido tanto por clientes residenciais quanto comerciais.  

 

Por fim, a cor também teve destaque na composição da identidade e na criação do seu significado. Tanto para remeter ao aspecto técnico do escritório, quanto para gerar lembrança afetiva e reforçar a trajetória profissional das sócias-fundadoras do escritório, buscamos inspiração no azul característico das cópias heliográficas (blueprint), tradicionalmente utilizadas para reprodução de projetos arquitetônicos. O tom de azul selecionado trazia diferenciação à marca e, por isso, tornou-se elemento chave na identidade visual.

O que fizemos:

  • Projeto de branding

  • Nome da marca (naming)

  • Identidade visual

 

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