AMBIENTAÇÃO CORPORATIVA: As marcas se comunicam pelos ambientes profissionais

Certamente você conhece aquela afirmação: “As paredes têm ouvidos”. Elas em um ambiente profissional, na verdade, podem ter alma.

Um espaço corporativo eficiente deve comunicar, interagir com funcionários e líderes ao mesmo tempo, sempre de maneira eficaz. Principalmente, inspirar a todos construindo uma atmosfera direcionada ao sucesso de uma equipe no cenário profissional moderno.

Os projetos de ambientação são sempre multidisciplinares e focam na harmonização dos cinco sentidos. Curioso observar que a maioria das empresas não tem essa consciência. Mas deveria: não é raro alguém em cargo de liderança, sentir a sua equipe desmotivada e sem a energia esperada para o trabalho e para desempenhar um papel de consistência. Nesse caso, as paredes podem ser muito mais do que delimitadoras de espaços ou superfícies para pendurar o quadro com a missão da empresa.



Ambientes mais humanizados


Um ambiente mais humanizado é capaz de causar bem-estar e também de emitir os conceitos e atributos de uma marca aos seus colaboradores, podendo determinar a diferença entre o sucesso e o fracasso nos esforços de engajamento do time, sem oprimir as pessoas. Pode criar uma atmosfera rica em significados. Além disso, proporcionar um espaço agradável, acolhedor, mas, também, altamente produtivo.



Para se ter uma ideia da importância da ambientação e sinalização no espaço profissional. Grandes marcas como Google, Facebook tem em seus espaços corporativos muita cor e ambientes altamente estimulantes. Em outro segmento, hotéis estão investindo em consultorias como a “Sensebility” para harmonização sensorial dos seus espaços devido à importância e relevância do assunto.


É possível que surja o seguinte questionamento: “nós não somos o Google”. É certo que uma das marcas mais conhecidas do planeta tenha verba para investir — mas será que parte do sucesso deles não vem justamente dessa iniciativa? Além disso, existem muitos formatos e tamanhos de projetos de ambientação e sinalização profissional. Tem (existem) vários tipos de bolsos e tamanhos de empresas e para entender qual são as necessidades específicas, é preciso analisar caso a caso.


Home-office fora de casa



Ambiente de criação da Designorama

Sala de reunião da Designorama


Um exemplo claro de afinidade entre ambiente e propósito de marca pode ser percebido nitidamente foi o nosso próprio ambiente aqui na Designorama que, por desenvolvermos projetos de ambientação e sinalização para várias empresas e cenografia para eventos, resolvemos não dar força ao ditado que diz: “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”.

Em todos os projetos de ambientação e sinalização que idealizamos, há sempre o cuidado de criar espaços com harmonia para todos, pois criar um ambiente corporativo eficaz, vai muito além de simplesmente decorar o ambiente com objetos caros e bonitos. Ele deve ser pensado em profundidade e de maneira alinhada à estratégia de marca para que verdadeiramente possam inspirar novas atitudes nas pessoas. Idealizamos projetos de ambientação e cenografia para marcas de diversos segmentos como Pepsico, Fábio Porchat, Day Brasil e Roche.




Ambientação interna da Sede da Roche em São Paulo, criação da Designorama em parceria com a Pros.



O nosso próprio espaço, na Avenida Paulista, é resultado de um posicionamento claro de marca que influenciou fortemente o projeto que tem extrema sintonia com o propósito da empresa: “Envolver, mover e transformar pessoas e marcas”.

Quando começamos a pensar no projeto para nosso espaço, eu gostaria de ter um home-office fora de casa. Eu fico muito feliz quando percebo que todos os dias a equipe chega para trabalhar e se sente bem. Me sinto realizado quando o nosso cliente vem discutir um projeto e ele se sente em casa. Isso pra mim é envolver e abraçar as pessoas que levam todo dia o nosso propósito adiante. Isso ajuda a mover e também transformar essas pessoas.



Motivador de pessoas

Outro case interessante citado por Marcos Guimarães é o da Inverno Produções, agência de talentos, que tem em seu cast, grandes nomes, como Fábio Porchat, Rafael Portugal, Paulo Vieira, Tati Lopes, Antônio Tabet (Kibeloco), entre outros. A Inverno também é cliente da Designorama e estava em fase de mudança de endereço e também de estratégia de marca. Com isso, precisava que todo seu sistema de identidade visual refletisse de maneira clara esse novo posicionamento, inclusive em seu ambiente de trabalho. “O conceito da nossa marca fica claro de maneira vibrante aqui na Inverno. É revigorante chegar todos os dias aqui e ser recebida por essa entidade que se transformou o nosso espaço, ela é parte do time também”, afirma Yara Souza, sócia-diretora da Inverno Produções.







Ambientação da Inverno Produções criada pela Designorama



A sinalização corporativa é outra ferramenta importante, que auxilia de maneira essencial o fluxo das pessoas, especialmente novos colaboradores e visitantes, pois diminui o estresse de um ambiente ainda desconhecido fornecendo direção e confiança na circulação interna.

Portanto, é quase perda de tempo questionar a importância de um projeto de ambientação e sinalização consistente, pois ele pode ajudar muito, ao RH, Marketing e lideranças, a inspirar um comportamento mais engajado e assertivo nas equipes, pois os ambientes podem comunicar e influenciar muito mais do que imagina-se.


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